11 de diciembre de 2015

Grã Mestre Delicado

 Holien José de Sá Junior mais conhecido no meio da capoeira como Mestre Delicado se formou com Mestre Mirão na Associação Rosa Baiana em Guarulhos no ano de 1979, e neste mesmo ano começou a lecionar a capoeira no SESC dando o nome ao seu grupo de Associação Angola e Reginal no Bairro da Penha em São Paulo. Através dos anos, Mestre Delicado dedica sua vida em busca da disseminação, reconhecimento e valorização da arte e cultura da CAPOEIRA, não só dentre os praticantes e alunos como também em associações que mantenham os mesmos objetivos sócio-educacionais, sócio-culturais, e que compartilhem os valores e a filosofia do Grupo GINGARTE. Participante ativo da sociedade em que vive, e com grande importância em ações de afirmação em sua região, Mestre Delicado atua em diversos projetos de inclusão social e disseminação de valores à jovens e crianças carentes que vão desde aulas de capoeira à oficinas de berimbau. Além disto incentiva diversas outras atividades como aulas de Dança, programas de inclusão digital e aulas de alfabetização, voltados principalmente às comunidades mais carentes de sua região

· Iniciante: Calça Preta

O aluno sem graduação, representa a fase inicial do aprendizado.
· 1a Corda: Crua

Crua por ser a corda sem cor nem tingimento que representa a Ibira tirada do coqueiro trançada que segurava a calça do negro Africano, servindo assim de cinto para a calça de algodão cru utilizada por ele.
· 2a Corda: Cinza

Representa o período em que o negro capturado torna-se escravo para o trabalho rústico e pesado, sendo acorrentado pelo homem branco, simbolizando o período de escravidão.
· 3a Corda: Vermelha

Representa o negro Liberto, o período em que foi promulgada a lei Áurea, onde os negros antes escravos e agora livres foram deixados à mercê da própria sorte nas ruas. Nesta condição, alguns se viram obrigados a submeter-se à todo tipo de trabalho para sobreviver, o que levou muitos à se tornarem capangas e matadores profissionais.

Sem sobrenome, familia e nem registro de nascimento a maior parte não sabia ler ou escrever fazendo com que se envolvessem continuamente em brigas e situações de perigo, desta forma, um dos meios do capoeira se defender era através do uso da navalha, arma muito comum naquela época, e para se protegerem de cortes profundos e mortais, eles normalmente utilizavam um lenço de seda vermelho no pescoço para se protegerem.
· 4a Corda: Verde
· 5a Corda: Amarela
· 6a Corda: Azul ou Monitor

Após a Proclamação da República, inicia-se uma nova fase de perseguição à capoeira. Com o Decreto 487 do Código Penal 1890, ficou estabelecido no capítulo XIII, que tratava dos "Vadios e Capoeiras" dentre outras coisas, que estava proibida a capoeiragem nas ruas e praças publicas sob pena de prisão.

Por volta de 1932, com a consolidação das leis Penais, a capoeira deixa de ser considerada crime e Mestre Bimba, com a criação do Curso de Capoeira Regional, acaba sendo o grande pioneiro da oficialização pelo governo da primeira academia de capoeira, e através do Alvará n° 111, da Secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador foi concedido um registro oficial que qualificava o curso de capoeira de Mestre Bimba como Curso de Educação Física.

Em 26 de dezembro de 1972 a capoeira foi homologada pelo Ministério da Educação e Cultura como modalidade desportiva.

Em afirmação à toda esta identidade histórica, o grupo GINGARTE adota as cores da Bandeira Nacional como parte de seu sistema de gradução de alunos nas ultimas fases de formação dos capoeiras.



Graduação de Formados



· Professor: Azul com as pontas coloridas (Todas as cores anteriores)

· Contra Mestre: Branca com as pontas coloridas

· Mestre 1a Graduação: Branca com as pontas Verdes

· Mestre 2a Graduação: Branca com as pontas Amarelas

· Mestre 3a Graduação: Branca com as pontas Azuis

· Mestríssimo: Branca