3 de marzo de 2017

Sistema de Graduação

Ressalta-se, por fim, o valor da capoeira como símbolo de resistência contra a dominação, prática educativa libertadora e a abertura da possibilidade de aproximar a universidade das manifestações culturais/étnicas e dos movimentos sociais.

  • ·    Iniciante: Calça Preta
  • O aluno sem graduação, representa a fase inicial do aprendizado.
    ·     1a Corda: Crua
    Crua por ser a corda sem cor nem tingimento que representa a Ibira tirada do coqueiro trançada que segurava a calça do negro Africano, servindo assim de cinto para a calça de algodão cru utilizada por ele.
    • ·     2a Corda: Cinza
    Representa o período em que o negro capturado torna-se escravo para o trabalho rústico e pesado, sendo acorrentado pelo homem branco, simbolizando o período de escravidão.
    • ·     3a Corda: Vermelha
    Representa o negro Liberto, o período em que foi promulgada a lei Áurea, onde os negros antes escravos e agora livres foram deixados à mercê da própria sorte nas ruas. Nesta condição, alguns se viram obrigados a submeter-se à todo tipo de trabalho para sobreviver, o que levou muitos à se tornarem capangas e matadores profissionais.
    Sem sobrenome, familia e nem registro de nascimento a maior parte não sabia ler ou escrever fazendo com que se envolvessem continuamente em brigas e situações de perigo, desta forma, um dos meios do capoeira se defender era através do uso da navalha, arma muito comum naquela época, e para se protegerem de cortes profundos e mortais, eles normalmente utilizavam um lenço de seda vermelho no pescoço para se protegerem.
    • ·     4a Corda: Verde
    • ·     5a Corda: Amarela
    • ·     6a Corda: Azul ou Monitor
    Após a Proclamação da República, inicia-se uma nova fase de perseguição à capoeira. Com o Decreto 487 do Código Penal 1890, ficou estabelecido no capítulo XIII, que tratava dos "Vadios e Capoeiras" dentre outras coisas, que estava proibida a capoeiragem nas ruas e praças publicas sob pena de prisão.
    Por volta de 1932, com a consolidação das leis Penais, a capoeira deixa de ser considerada crime e Mestre Bimba, com a criação do Curso de Capoeira Regional, acaba sendo o grande pioneiro da oficialização pelo governo da primeira academia de capoeira, e através do Alvará n° 111, da Secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador foi concedido um registro oficial que qualificava o curso de capoeira de Mestre Bimba como Curso de Educação Física.
    Em 26 de dezembro de 1972 a capoeira foi homologada pelo Ministério da Educação e Cultura como modalidade desportiva.
    Em afirmação à toda esta identidade histórica, o grupo GINGARTE adota as cores da Bandeira Nacional como parte de seu sistema de gradução de alunos nas ultimas fases de formação dos capoeiras.

    Graduação de Formados

                 ·     Professor: Azul com as pontas coloridas (Todas as cores anteriores)
                 ·     Contra Mestre: Branca com as pontas coloridas
                 ·     Mestre 1a Graduação: Branca com as pontas Verdes
                 ·     Mestre 2a Graduação: Branca com as pontas Amarelas
                 ·     Mestre 3a Graduação: Branca com as pontas Azuis
                 ·     Mestríssimo: Branca