Ressalta-se, por
fim, o valor da capoeira como símbolo de resistência contra a
dominação, prática educativa libertadora e a abertura da possibilidade
de aproximar a universidade das manifestações culturais/étnicas e dos
movimentos sociais.
- · Iniciante: Calça Preta
O aluno sem graduação, representa a fase inicial do aprendizado.
· 1a Corda: Crua
Crua
por ser a corda sem cor nem tingimento que representa a Ibira tirada do
coqueiro trançada que segurava a calça do negro Africano, servindo
assim de cinto para a calça de algodão cru utilizada por ele.
Representa
o período em que o negro capturado torna-se escravo para o trabalho
rústico e pesado, sendo acorrentado pelo homem branco, simbolizando o
período de escravidão.
Representa
o negro Liberto, o período em que foi promulgada a lei Áurea, onde os
negros antes escravos e agora livres foram deixados à mercê da própria
sorte nas ruas. Nesta condição, alguns se viram obrigados a submeter-se à
todo tipo de trabalho para sobreviver, o que levou muitos à se tornarem
capangas e matadores profissionais.
Sem
sobrenome, familia e nem registro de nascimento a maior parte não sabia
ler ou escrever fazendo com que se envolvessem continuamente em brigas
e situações de perigo, desta forma, um dos meios do capoeira se defender
era através do uso da navalha, arma muito comum naquela época, e para
se protegerem de cortes profundos e mortais, eles normalmente utilizavam
um lenço de seda vermelho no pescoço para se protegerem.
Após
a Proclamação da República, inicia-se uma nova fase de perseguição à
capoeira. Com o Decreto 487 do Código Penal 1890, ficou estabelecido no
capítulo XIII, que tratava dos "Vadios e Capoeiras" dentre outras
coisas, que estava proibida a capoeiragem nas ruas e praças publicas sob
pena de prisão.
Por
volta de 1932, com a consolidação das leis Penais, a capoeira deixa de
ser considerada crime e Mestre Bimba, com a criação do Curso de Capoeira
Regional, acaba sendo o grande pioneiro da oficialização pelo governo
da primeira academia de capoeira, e através do Alvará n° 111, da
Secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador foi concedido um
registro oficial que qualificava o curso de capoeira de Mestre Bimba
como Curso de Educação Física.
Em 26 de dezembro de 1972 a capoeira foi homologada pelo Ministério da Educação e Cultura como modalidade desportiva.
Em
afirmação à toda esta identidade histórica, o grupo GINGARTE adota as
cores da Bandeira Nacional como parte de seu sistema de gradução de
alunos nas ultimas fases de formação dos capoeiras.
Graduação de Formados
· Contra Mestre: Branca com as pontas coloridas
· Mestre 1a Graduação: Branca com as pontas Verdes
· Mestre 2a Graduação: Branca com as pontas Amarelas
· Mestre 3a Graduação: Branca com as pontas Azuis
· Mestríssimo: Branca