Durante
o século XVI, Portugal enviou escravos para o Brasil, provenientes da
África Ocidental. O Brasil foi o maior receptor da migração de escravos,
com 42% de todos os escravos enviados através do Oceano Atlântico. Os
seguintes povos foram os que mais frequentemente eram vendidos no
Brasil: grupo sudanês, composto principalmente pelos povos Iorubá e
Daomé, o grupo guineo-sudanês dos povos Malesi e Hausa, e o grupo banto
(incluindo os kongos, os Kimbundos e os Kasanjes) de Angola, Congo e
Moçambique.
Os
negros trouxeram consigo para o América|Novo Mundo as suas tradições
culturais e religião. A homogeneização dos povos africanos e seus
descendentes no Brasil sob a opressão da escravatura foi o catalisador
da capoeira. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil, como
forma de elevar o seu moral, transmitir a sua cultura e principalmente
como forma de resistir aos seus escravizadores, geralmente era praticada
nas capoeiras, e a noite nas senzalas onde os escravos ficavam
acorrentados pelos braços, o que explica o fato de a maioria dos golpes
serem desferidos com os pés, foi também muito praticada nos quilombos,
onde os escravos fugitivos tinham liberdade para expressar sua cultura.
Há relatos de historiadores de que Zumbi dos Palmares e seus quilombolas
comandados, só conseguiram defender o Quilombo dos Palmares dos ataques
das tropas coloniais, porque eram exímios capoeiristas, mesmo possuindo
material bélico muito aquém dos utilizados pelas tropas coloniais e
geralmente combatendo em menor número, resistiram a pelo menos vinte e
quatro ataques de grupos com até três mil integrantes, comandados por
capitães-do-mato, e foram necessários dezoito grandes ataques de tropas
militares ao Quilombo dos Palmares para derrotar os quilombolas,
soldados de Portugal relatavam ser necessários mais de um dragão
(militar) para capturar um quilombola, porque se defendiam com estranha
técnica de ginga, pernas, cabeça e braços, muitos comandantes de tropa
portugueses e até um governador-geral, consideraram ser mais difícil
derrotar os quilombolas do que os holandeses. Há registros da prática da
capoeira nos séculos XVIII e XIX nas cidades de Salvador, Rio de
Janeiro, e Recife, porém durante anos a capoeira foi considerada
subversiva, sua prática era proibida e duramente reprimida. Devido a
essa repressão, a capoeira praticamente se extinguiu no Rio de Janeiro,
onde os grupos de capoeiristas eram conhecidos como maltas, e em Recife,
onde segundo alguns a capoeira deu origem à dança do frevo, conhecida
como o passo.
Em
1932, Mestre Bimba fundou a primeira academia de capoeira do Brasil em
Salvador. Mestre Bimba acrescentou movimentos de artes marciais e
desenvolveu um treinamento sistemático para a capoeira, estilo que
passou a ser conhecido como Regional. Em contraponto, Mestre Pastinha
pregava a tradição da capoeira com um jogo matreiro, de disfarce e
ludibriação, estilo que passou a ser conhecido como Angola. Da dedicação
desses dois grandes mestres, a capoeira deixou de ser marginalizada, e
se espalhou da Bahia para todos os estados brasileiros.
No
vídeo de B. M. Farias "Relíquias da Capoeira - Depoimento do Mestre
Bimba", o próprio Manuel dos Reis Machado, criador da capoeira de
regional, comenta sobre os motivos que o fizeram se mudar para
Goiânia.Depois, em uma reunião de especialistas em capoeira no Rio de
Janeiro, entendidos explicam mais sobre o nome do esporte, sobre a
criação da capoeira de Angola e falam mais sobre esse lendário
personagem chamado Mestre Bimba. A palavra capoeira quer dizer:Capo:mato
Eira:cortado
A
capoeira já foi motivo de grande controvérsia entre os estudiosos de
sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o
seu surgimento – supostamente no século XVII, quando ocorreram os
primeiros movimentos escravos de fuga e rebeldia – e o século XIX,
quando aparecem os primeiros registros confiáveis, com descrições
detalhadas sobre sua prática.